Tipos de vistos para a China e como fazê-los

Para aqueles que desejam vir para a China, você deve saber que existem diferentes tipos de vistos (note que esta informação é apenas para referência, pois as políticas de vistos estão sendo constantemente atualizadas). Recomendo que você sempre pergunte à embaixada chinesa em seu país sobre as condições dos vistos. Os principais tipos de vistos são:


Visto por 72 horas

Permite a entrada a Pequim - somente para a cidade de Pequim - por 72 horas sem a necessidade de um visto. Deve ser cumprida certos requisitos para o acesso. 


Visto X (Visto de estudante)

O visto X é dado àqueles que vêm por 10 ou mais meses. Uma vez chegado à China, seu visto de estudante será processado e geralmente a instituição onde você vem estudar se encarregará da papelada.


Visto L de turista

Pode ser de 30 a 90 dias e uma ou mais entradas. Exigências: 


- Passagens de ida e volta 

- Reserva de hotel 

- Carta convite, se necessário.

- Preencha o formulário, ele está disponível na própria embaixada ou você pode preenchê-lo on-line. 


Há também a variante do visto de acompanhamento, que é para os parentes daqueles que estudam ou trabalham na China. Para solicitá-lo, você pode entregar seus papéis de visto junto com os papéis principais mais os papéis que comprovam a relação, por exemplo: certidão de casamento e sua tradução correspondente. 


Visto de Negócios F 

Pode ser de 30 a 90 dias e várias entradas, para fazê-lo você precisa obter a carta-convite de uma empresa. 


Visto Z Visto de Trabalho

Para obtê-lo você deve ter: 

- Contrato de trabalho 

- Certificado de especialista 

- Exames médicos para garantir sua boa saúde 

- Certificado de antecedentes.


Visto de Bolsista

Ao receber a bolsa de estudos, você receberá um formulário chamado JW202 (também pode ser JW201). Com este formulário você iniciará o processo de visto a partir de seu país de origem. Este formulário garante que você está vindo para a China para estudar. Junto com este documento, você deve apresentar a Carta de Admissão à Universidade (que também lhe será entregue quando receber a notícia da bolsa). Com estes documentos, você então processa o visto de estudante na embaixada chinesa em seu país.


NOTA: Este visto só é válido por 30 dias, mesmo que seu passaporte diga: 00 dias. Isto porque, uma vez chegado à China, você deve solicitar seu visto de estudante, seja por um ou dois anos, dependendo da bolsa de estudos. Este procedimento é feito na mesma universidade onde você vai estudar.


Fonte: Guía práctica para viajar a China, por Andrea Mella.

Comentários