Trump vai investigar Google por colaboração com governo chinês


Donald Trump disse nessa terça-feira que seu governo vai investigar se o Google está trabalhando com o inteligência chinesa logo após o bilionário e membro do conselho do Facebook, Peter Thiel, acusar a gigante do Vale do Silício.

"O bilionário Peter Thiel acredita que o Google deveria ser investigado por traição. Ele acusa o Google de trabalhar com o governo chinês ”, escreveu Trump, citando Fox & Friends, da Fox News Channel.

"Um cara grande e brilhante que conhece esse assunto melhor do que ninguém!", tuitou o presidente americano.

"A administração Trump vai dar uma olhada!", Concluiu.

Em discurso durante a Conferência Nacional Conservadora, em Washington, Thiel, um dos maiores defensores do presidente no setor de tecnologia, levantou três questões sobre as quais o gigante dos mecanismos de busca deveria fazer questionado.

“Quantas agências de inteligência estrangeiras se infiltraram em seu Projeto Manhattan para IA (inteligência artificial)?” Perguntou Thiel. "A diretoria do Google tem conhecimento da infiltração estrangeira?"

O bilionário disse que essas perguntas “precisam ser feitas pelo FBI e pela CIA”.

“O Google decidiu trabalhar com o exército chinês porque tem conhecimento da infiltração chinesa?”, disse ele.

Lucas Nolan, do Breitbart, completa:

"O Google já sofreu críticas por seu relacionamento com a China, particularmente no desenvolvimento de um mecanismo de busca com censura embutida chamado Project Dragonfly. Durante um discurso perante o Hudson Institute em 2018, o vice-presidente Mike Pence criticou o que ele acredita ser o roubo da tecnologia dos EUA por parte da China, instando o Google a tomar medidas sobre o problema. Pence disse, durante o discurso, que outros líderes empresariais estão hesitantes em entrar no mercado chinês "se isso significar entregar sua propriedade intelectual ou favorecer a opressão de Pequim".

Pence pediu ao Google que escutasse esses outros líderes e que "mais pessoas devem seguir o exemplo". Ele também pediu ao Google que acabe com o desenvolvimento do mecanismo de busca chinês conhecido como Dragonfly: "O Google deveria interromper imediatamente o desenvolvimento do App Dragonfly, que irá fortalecer a censura do Partido Comunista e comprometer a privacidade dos clientes chineses ", disse Pence."

Em resposta aos comentários de Thiel, um porta-voz do Google disse à CNBC: "Como dissemos antes, não trabalhamos com as forças armadas chinesas".

Fonte: Breitbart

Comentários