Entrevista com a campeã nacional da Chinese Bridge High School 2016
Amiris Rodrigues (茉莉) foi a campeã da nacional da Chinese Bridge para Estudantes Secundaristas. Agora, como campeã brasileira de 2016, ela se prepara para a etapa chinesa, onde representará o país na competição que reunirá os campeões de vários países.
Podem participar da competição Chinese Bridge para Secundaristas alunos do ensino médio matriculados no Instituto Confúcio. Na competição, você precisa fazer a sua apresentação e um discurso em mandarim sobre um tema definido pelos organizadores, participar de um teste de conhecimento sobre a China, e uma apresentação artística relacionada à China. No meu caso, apresentei uma canção com 笛子 (flauta chinesa de bambu). Os jurados foram os diretores dos instituto Confúcio no Brasil e também esteve presente no evento o cônsul Song Yang.
Eu estava terminando o curso de espanhol e pensei o quão interessante e desafiador seria estudar mandarim. Sempre quis ser poliglota.
Como você se preparou para a competição? Quais dicas você daria para quem deseja participar da mesma competição nos próximos anos?
Primeiro, excluí a palavra “difícil” da minha vida, fiz um bom cronograma e estudei cerca de 8 a 10 horas diárias, e continuo estudando para o mundial. As dicas que eu posso dar são as que eu uso: nunca usar a palavra “difícil”, você deve trocar esse palavra por “desafiador”, montar um bom roteiro de estudo e pôr em ação. É preciso sempre pensar: "difícil pra quem?, longe pra quem?"; também é importante manter contato com pessoas com os mesmos objetivos e se cercar de pessoas que acrescentam e são otimistas.
A minha maior satisfação é o desafio e eu me sinto forte e capaz de vencer. Eu me vejo como uma vencedora.
Aproveitando a oportunidade dada, quero agradecer a todas as pessoas incríveis que me ajudaram e tiveram a generosidade de compartilhar comigo sua sabedoria. Obrigada pela oportunidade e o carinho de sempre! O Chinês Já foi muito importante nessa conquista.
Comentários