Bandas de rock e metal em chinês (e uns estilos musicais esquisitos)
Vamos fugir um pouquinho de S.H.E, 五月天, de parte da discografia de 周杰伦 (que, apesar dos popzinhos, é um músico muito foda) e de toda a "k-popização" da música chinesa? Neste post, vou descer um pouquinho até as trevas do rock e do metal chinês. Como todo bom post sobre rock, minha intenção deliberada é ofender cada um dos leitores em pelo menos um dos trechos. Para ter sucesso no empreendimento, vou apresentar algumas bandas que talvez já sejam conhecidas; outras nem tanto. Vamos começar com algo mais mainstream, algo mais "sexo, cigarros e viva ao Partido!":
1. 汪峰 (Wāng fēng)
O senhor 汪 também escreve músicas de amor (quem não escreve?), sem cair, felizmente, naquela melosidade farsesca. De atitude claramente nacionalista e pró-partido (os tais roqueiros "a favor"), o músico é famoso também por suas participações no programa 中国好声音 (The Voice China), cuja qualidade é infinita e vergonhosamente superior à versão brasileira. Recomendo.
2. Beyond
Formada em Hong Kong, em 1983, a banda Beyond é talvez o maior clássico do rock chinês. Não estamos falando de nenhum Led Zeppelin ou Black Sabbath: as canções de Beyond não são lá muito pesadas. Cumprem bem, no entanto, a sua missão de clássico em músicas poderosas como 《光辉岁月》 e 《海阔天空》.
Como são de 香港, os rapazes não cantavam em mandarim, mas em cantonês, não deixando de ser, no entanto, uma pedida certa nos KTVs, mesmo que os aspirantes a cantores não entendam bulhufas do que estão cantando, exceto, evidentemente, quando lêem (foda-se a nova ortografia) os ideogramas na tela.
O triste da história é que a banda teve um fim trágico, quando o fundador da banda faleceu em um acidente durante uma gravação no Japão. Posteriormente, tentaram, sem sucesso, retomar a banda. Já sabem, né? Ouvir Beyond dá uma nostalgia danada nos chineses. Eu mesmo já ouvi tanto Beyond nos KTVs que a melancolia do clássico também me infectou. Ah, como era boa a Hong Kong dos anos 80!
3. 周杰伦 (Zhōu jié lún)
Pô, professor Rafael, você não disse que o cara fazia popzinhos? De fato, ele faz, no entanto, até a discografia melosa e adolescente de 周杰伦 é música de primeira-linha. O cara sabe o que faz. O bonitão taiwanês lançou o seu primeiro disco em 2000, tornando-se rapidamente, com este estilo bad boy bonzinho, o maior ídolo dos 80后 e dos 90后, as gerações que já nasceram na mamata da abertura chinesa.
O gênero musical de 周杰伦 é um pouco difícil de classificar, pois ele costuma inserir inúmeros elementos aparentemente inconexos nas suas canções, como a própria tradição da música chinesa, o rap e o rock. Algumas de suas canções foram gravadas com guitarras bem distorcidas, se aproximando do heavy metal, como 《黄金甲》 e 《龙战骑士》. Podemos considerar o seu estilo como um newmetal chinês esquisito e melhorado.
Agora, vamos aprofundar um pouquinho mais a malevolência com esta banda de death metal melódico. Agora chegamos num terreno mais underground, que os seus amigos chineses provavelmente não conheçam. Apesar de entender e curtir pouco o estilo death metal, às vezes curto as gritarias melódicas desses caras. Difícil mesmo é acompanhar a letra. Muito mais difícil que qualquer HSK, pode acreditar! Quem curtir esse tipo de som, pode começar com 《次世寒武纪》.
5. Dengel
O único aspecto negativo da banda é que eles cantam muitas músicas em inglês, mas ainda há músicas que salvam os estudantes 洋鬼子 interessados em apreciar a língua chinesa, como a faixa 《母亲》.
6. 李玉刚 (Lǐ yù gāng)
7. 伏羲 (Fúxī)
8. 六翼天使 (Liù yì tiānshǐ) - Seraphim
9. 信乐团 (Xìn yuè tuán)
Lembro a todos que este que vos escreve, além de professor de mandarim, é um cara versado na boa e velha arte do METAL!
Único BR na apresentação do Kiko Loureiro, em 天津.
Ensaio com um pessoal do mal que conheci lá na China
Ficou faltando alguma banda? Deixe nos comentários!
***********Curta e compartilhe!*************
Comentários